A sustentabilidade da Moda

11:00


Um dos temas de maior destaque nos últimos meses tem sido a sustentabilidade da Moda. E foi exactamente esse o tema abordado num dos mais recentes episódios do Linha da Frente. "Litros de roupa" é o título desta reportagem que aborda a temática da indústria têxtil e a forma como está a pôr em causa a sustentabilidade do planeta. 

Foi a partir desta reportagem - e de testemunhos de algumas influencers digitais - que surgiu a ideia para escrever este post.

A desenfreada produção de roupa gasta recursos hídricos e polui o ambiente a uma velocidade preocupante e é aqui que nós entramos. Pouco a pouco podemos fazer a diferença. Mas como? - perguntam vocês. Aqui ficam algumas dicas que podem começar a adoptar já hoje.

Evitem comprar em lojas de fast fashion
Esta indústria é capaz de produzir peças com enorme rapidez, mas a verdade é que nós, consumidores, também as substituímos com facilidade. Sabiam que para confeccionar uma simples t-shirt são necessários 2700 litros de água? Agora multipliquem esse número pela quantidade de t-shirts que compram e substituem ao longo dos anos. Dá que pensar...

Apostem em marcas eco-friendly
Nem todas as marcas de fast fashion são iguais. A H&M, por exemplo, está cada vez mais atenta à pegada ecológica e a Conscious Collection aposta em materiais sustentáveis. 

Comprem roupa em segunda mão
Está na altura de olharmos para a roupa em segunda mão com outros olhos. Isto porque ao comprarmos em lojas vintage, em segunda mão e em mercados de rua (como a Feira da Ladra, por exemplo) estamos a dar uma segunda oportunidade à roupa!

Apoiem o comércio local e pequenos designers
Já devem ter com certeza ouvido falar em consumo consciente e é cada vez mais importante optarmos pela qualidade em vez da quantidade. Para além de ajudarmos a economia nacional estamos a criar um menor impacto ambiental.

Há mais alguma dica que costumam pôr em prática? Partilhem-na comigo!

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook